quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos da morte do rei do reggae!!!


Hoje é completado 30 anos da morte do "rei do reggae". Bob Marley morreu em Maiami no dia 11 de maio de 1981.Cutuado e lembrado por legiões de fãs do mundo todo,Bob Marely vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo.

HistóriaO pai do reggae nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 em Rhoden Hall, perto de Nine Miles, na paróquia de Saint Ann (Jamaica), de mãe jamaicana e pai inglês (oficial da Marinha que o músico não conheceu).

Morou no gueto de Trenchtown, em Kingston, e, em 1962, gravou seu primeiro single "Judge Not", no qual formou a banda "The Wailers" com Peter Tosh e Bunny Wailer.
Em 1966 se mudou para os Estados Unidos por razões financeiras. Lá conheceu Mortimer Planno, um jamaicano de origem cubana que o ensinou parte da cultura rastafari.
Depois de voltar à Jamaica nos anos 1960, gravou seu primeiro álbum com os Wailers no início dos anos 70. "Catch a fire" e "Burnin" em 1973. Em 1974 gravou o primeiro álbum solo, "Natty dread". Depois vieram "Rastaman vibration" em 1976 e "Exodus" em 1977.
Em 1977, Bob Marley fez, com o "The Wailers", um grande show lendário durante o qual interpretou algumas músicas do álbum que acabava de gravar ("I shot the sheriff", "Lively up yourself", "Get up, stand up", "Jamming", "No woman no cry", "Exodus" e "War").
Bob Marley continuou gravando discos até o fim de sua vida. "Survival", em 1979, e Uprising, em 1980, foram os últimos.
Sempre via pessoas com camisas com a imagem de Maley,e me perguntava quem seria tal figura e  o que teria feito pra ser tão cultuado por todos.Procurei na internet saber sobre ele,baixei seus cds e delirei com hits como "Exodus","Woman no cry","Ger up",entre outros.Várias bandas se inspiram (e por que não dizer todas as bandas de reggae!)em Marley.Desprezava o preconceito e pregava,sempre, a paz entre todos,sonhado com um mundo sem gerras,raciais,tribais,etc.Por meio de suas músicas fazia a revolução,no qual acreditava ser mudado pela música.
O amor era sua maior arma pra mudar o mundo como dizia: "Há pessoas que amam o poder,e outras que tem o poder de amar.Essa figura imortal será lembrada eternamente por todos como o "rei do reggae".


"Acredito na liberdade para todos; não apenas para os negros." 
                                           Bob Marley
   

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."
                                      Bob Marley 

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. Bob Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário